Fotos, Poesias e depoimentos da Romaria



Campo Alegre de Lourdes celebra  
 “1ª Romaria em Defesa da Vida”

Aconteceu  no dia 04 de setembro em Campo Alegre de Lourdes a “Romaria em Defesa da Vida”.
Através da romaria os romeiros e as romeiras, seguindo as orientações da Campanha da Fraternidade saíram em defesa do meio ambiente, em defesa do morro Tuiuú, em defesa da vida e dos direitos do povo, ameaçados pelos abusos das mineradoras, procurando sensibilizar a população e os poderes públicos.
Vários fatos contribuíram para esta romaria acontecer. Um deles é a realidade - conforme o levantamento feito pela CPT - de que  82% do  município estão  pleiteados para extração mineral o que preocupa a população de Campo Alegre de Lourdes  que já tomou conhecimento dos impactos provocados pela mineração através da atuação da mineradora Galvani na localidade Angico dos Dias na extremidade do município. O morro Tuiuiú , considerado cartão postal de Campo Alegre de Lourdes, contém  minérios como vanádio, titânio e ouro e corre o risco de ser explorado e devastado por empresas mineradoras. Na última Assembléia Paroquial de Trabalhadores Rurais em julho deste ano, organizada pela CPT de Juazeiro e a Paróquia N. Sra. de Lourdes e apoiada por várias entidades, surgiu a idéia da romaria em defesa da vida.

Por isso boa parte da população atendeu o convite da paróquia, fazendo-se presente nesta romaria aproximadamente 2.500 pessoas da sede e das comunidades do interior. Sob intenso calor, mas alegres e animados os participantes da romaria saíram em procissão da localidade Barreiro com orações e cantos, com a cruz, faixas e cartazes com frases em defesa da vida,  com banner, com o  círio do Ano Jubilar da Diocese  até  as proximidades do morro Tuiuiú, onde aconteceu a celebração da missa. No dia antes da romaria foi colocado o cruzeiro no topo do Tuiuiú, morro mais alto do município.

A celebração da missa presidida por Pe. Bernardo e concelebrada por Pe. Edicarlos na caatinga seca com vista bonita para o Tuiiuiú foi muito animada. Participou também o diácono Edivaldo. Após as preces houve diversos depoimentos (veja 02 depoimentos a seguir!) No ofertório foram apresentados símbolos, representando a vida e a caminhada das comunidades. No final da missa houve a apresentação dos jovens com dança, mais depoimentos e a bênção do cruzeiro que foi colocado no dia anterior no  topo do Tuiuú.
Após a bênção final o vice-prefeito Deusvaldo Almeida Dias anunciou que a prefeitura está procurando formas para preservar o Tuiuiú e o meio-ambiente. E em seguida foi plantada uma muda como sinal da vida  e do compromisso da preservação da vida.
Cansados, alegres e animados para defender a vida os romeiros voltaram para suas comunidades. Ficaram entusiasmados e manifestaram o desejo de continuar com a romaria nos próximos anos.


Depoimento  de Gicélia Miranda Braga Ribeiro "GIZÉLlA" Secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Alegre de Lourdes, Bahia

“ABRAÇO AO TUIUIÚ"

Percebemos que toda forma de vida, em nosso planeta está ameaçada. E a própria NATUREZA, quando extremamente desrespeitada, reage em justa causa diante da fúria da natureza, não há ricos e nem pobres, no entanto, os mais pobres, são os que mais sofrem, com a mudança do clima, pois estão nas Comunidades, degradados e desprovidos são as principais vítimas da miséria, da fome e da falta d'água.
O município de Campo Alegre de Lourdes, passa hoje por vários problemas ambientais como:
  • Desmatamento para a venda da madeira;
  • Herbicidas para a limpeza do terreno,
  • Matar o mato da roça;
A mineração que vem causando vários problemas no município, na vida das pessoas e na natureza tem ameaça da implantação de mineração em 82% de todo o município, causando sérios danos, inclusive podendo extinguir o nosso Cartão Postal "O Morro do Tuiuiú".Com esta Romaria, queremos sensibilizar os poderes públicos e a população em geral, alertando para os problemas que podemos vir a sofrer ou enfrentar com a exploração das atividades minerais, é preciso uma nova consciência criar, é preciso que cada um faça a sua parte enquanto cidadão e cidadã, para que uma vida mais saudável possamos vir a ter, e que o TUIUIÚ não seja mais uma vítima, que possamos dizer:
Cadê o TUIUIÚ QUE ESTAVA AQUI? A Mineração COMEU!

Poesia sobre a natureza  da jovem  Francielle 
da comunidade Urubú


Em primeiro lugar, quero dar o meu bom dia.
A todas as comunidades de Campo Alegre de Lourdes Bahia.

Em segundo lugar, quero pedir a sua permissão.
Para eu expressar o que tem no meu coração.

Eu vou dizer para você o que está acontecendo.
A gente está de braços cruzados e a natureza está morrendo.

A mineradora quando vem promete emprego e prosperidade.
Mais na realidade deixa o agricultor é desempregado.

Se a gente não lutar a natureza está morrendo.
A mineradora chega e toma os nossas terrenos.

A gente como Cristão não devemos concordar.
Com essas empresas que nos iludir com mixaria.

E nós devemos nos organizar com fé e alegria
E não deixar ela tomar a nossa moradia.

A Romaria é um evento que nos chama atenção
Por isso vamos lutar com amor e dedicação.

Uns pra chegar até aqui vieram de pé e caminhão
para defender essa natureza com fé no coração.

Não devemos nos calar diante dessas situações
das empresas que chegam dizendo que é salvação
e se ela tomar nossas terras onde é que vamos plantar milho e feijão.

Viemos de longe da comunidade de Urubu.
Fizemos um grande esforço para chegar até o morro do Tuiuiú.

Fiz essa poesia falando da natureza.
Por favor, minha gente vamos nos cuidar, pra não ficarmos na pobreza.

Quero pedir ao pai criador
que abençoe os homens da cidade e do interior.

Termino essa poesia com fé e alegria
que Deus abençoe a todos que estão presente nesta Romaria

Poesia de:  EDSON RIBEIRO CAMPOS sobre o TUIUIÚ

Surge majestoso do seio da terra; A tantos olhos beleza encerra.

És deslumbrante, a quem à cidade Catita chega; Monstro de pedra de rara beleza.

És azul, símbolo da minha terra; As nuvens no inverno beijam.

És rico em minérios, e até em ouro; Conservado para sempre seja.

Sabe? Estão querendo explorar tuas entranhas; Tu que guardas na memória um rico passado. Deus não há de permitir tamanha façanha;

Nós, teus conterrâneos não queremos te ver por terra tombado.

Sabe? No Oeste és um pássaro; Aqui talvez um réptil;

Certeza tenho que és um elemento da natureza. Fazes parte de nossa paisagem;

Montanha de real grandeza.

Dos irmãos que habitam longe; Tu és uma feliz recordação. 
Meu querido Tuiuiú; Tu és pedra deste chão.